Terceiro terremoto seguido de magnitude superior a 6 atinge Nova Caledônia

(Atualiza com um terceiro terremoto).

Bangcoc, 1 nov (EFE).- Três terremotos de magnitude 6,1, 6,6 e 6,0 atingiram, nesta quarta-feira, as Ilhas Lealdade, um arquipélago do território francês da Nova Caledônia, no Pacífico Sul, mas até o momento não há informações sobre vítimas ou risco de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora a atividade sísmica global, situou os hipocentros do três terremotos a 10 quilômetros de profundidade do fundo do mar.

O epicentro do primeiro terremoto, o de 6,1, se localizou a 109 quilômetros de Tadine, na ilha de Maré, em Lealdade, e a 262 de Numea, capital da Nova Caledônia.

O segundo, de 6,6, foi situado a 104 quilômetros de Tadine, e a 260 de Numea, enquanto o último tremor, o de 6,0, foi situado a 110 e 259 quilômetros das duas regiões, respectivamente.

O Serviço de Alertas por Tsunami do Pacífico, que elevou para 6,8 a magnitude do segundo tremor, emitiu uma nota onde descartava a ameaça de ondas gigantes.

Os três terremotos aconteceram no dia seguinte a outro tremor de magnitude 6,8 na mesma região e que foi seguida por várias réplicas, de magnitude superior a 5.

A Nova Caledônia está localizada perto do chamado Anel de Fogo do Pacífico e dos vulcões submarinos, por isso geralmente registra habitualmente tremores de origem sísmica.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos