Líder iraniano pede "resistência" contra EUA, o "principal inimigo"

Teerã, 2 nov (EFE).- O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou nesta quinta-feira que "a resistência é a única via" para enfrentar os Estados Unidos, país ao qual qualificou de "principal inimigo" do Irã.

Em discurso para estudantes por ocasião do chamado "Dia Nacional da Luta Contra a Hegemonia" - comemorado no próximo dia 4 de novembro e no qual se lembra a tomada em 1979 da Embaixada americana em Teerã -, Khamenei advertiu para não se fazer concessões aos EUA.

"Agora (os americanos) estão tomando medidas extremamente maliciosas para sabotar os resultados das negociações nucleares, o Plano Integral de Ação Conjunta", ressaltou o líder.

O acordo nuclear, assinado em 2015 entre Irã e Grupo 5+1 (EUA, Rússia, Reino Unido, França, China e Alemanha) para limitar o programa atômico de Teerã, está em aberto devido às últimas medidas de Washington.

O presidente americano, Donald Trump, ameaçou no dia 13 de outubro abandonar o pacto se não forem corrigidos seus "defeitos", uma possibilidade rejeitada taxativamente pelo Irã.

O líder iraniano se referiu também a recentes declarações de Trump nas quais o presidente americano chamou o Irã de "nação terrorista".

"Este comentário absurdo indica que os americanos não são apenas inimigos da liderança e do Governo iranianos, mas também mostram hostilidade e inimizade em relação à nação iraniana", afirmou o líder.

Khamenei também criticou duramente o Governo americano ontem em reunião em Teerã com o presidente russo, Vladimir Putin, na qual pediu para se isolar os EUA.

Nesse encontro, ele afirmou que a parceria com a Rússia é "útil para se enfrentar as sanções dos EUA", defendendo a substituição do dólar pelas moedas locais nas transações econômicas, e denunciando que Washington quer "interferir em todos os assuntos da região".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos