MP espanhol pede detenção de Puigdemont e de 4 ex-conselheiros

Madri, 2 nov (EFE).- O Ministério Público da Audiência Nacional da Espanha solicitou à juíza Carmen Lamela que emita uma Ordem Europeia de Detenção e Entrega (OEDE) contra o ex-presidente do Governo regional da Catalunha Carles Puigdemont e os quatro ex-conselheiros que não foram nesta quinta-feira a sua citação por rebelião, insurreição e apropriação indébita.

Segundo informaram fontes jurídicas, o pedido afetaria, além de Puigdemont, os ex-conselheiros Antoni Comín (Saúde), Clara Ponsatí (Ensino), Lluís Puig (Cultura) e Meritxell Serret (Agricultura).

O promotor pede que as ordens sejam enviadas às autoridades belgas por constar que viajaram para esse país.

Nesse sentido, o Ministério Público afirma que "constam reiteradas tentativas de entregar a citação na casa dos indiciados, assim como vários telefonemas, os quais tem sido esquivados "por parte destes cinco investigados, para os quais pede a detenção.

O Ministério Público acrescenta que Puigdemont "manifestou publicamente sua intenção de não prestar depoimento e solicitou, como também o fizeram Antoni Comín e Maritxell Serret, fazer sua declaração por videoconferência, sem dar informações alguma sobre o seu paradeiro atual".

"É um fato público e notório sua citação para comparecer no dia de hoje para prestar depoimento como investigados, apesar de que estas cinco pessoas não compareceram como fizeram os outros nove indiciados por rebelião, insurreição e apropriação indébita pelo processo independentista catalão.

Se a juíza permitir, uma vez emitida a ordem de detenção, os foragidos poderiam ser detidos em qualquer momento e ser postos à disposição de um magistrado, que deverá decidir se os envia ou não para a prisão, enquanto se tramita a OEDE ou adota outro tipo de medidas cautelares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos