"NYT" afirma que crise da Catalunha causou "grande prejuízo" à Espanha

Nova York, 2 nov (EFE).- O jornal "The New York Times" afirmou nesta quinta-feira em um editorial que a crise política na comunidade autônoma da Catalunha causou "grande prejuízo" à Espanha e a essa região, depois que a situação chegou a um momento do qual "muitos temiam".

No editorial, que foi publicado hoje em seu site hoje e sairá na edição impressa de amanhã, o "New York Times" faz uma avaliação dos acontecimentos políticos que levaram à declaração unilateral de independência da Catalunha e à resposta do governo espanhol para restaurar a legalidade.

Segundo o jornal, a decisão do governo de Mariano Rajoy de convocar eleições na Catalunha para 21 de dezembro, depois que o governo central assegurou o controle político dessa região, fez com que "os separatistas se deparassem com um dilema político".

"(Os separatistas) têm que aceitar o controle provisório de Madri e iniciar sua campanha rapidamente, ou têm que ficar de fora de uma eleição na qual poderiam melhorar potencialmente sua força diante de futuras negociações", acrescentou a publicação no editorial, intitulado "a Catalunha balança".

O texto lembra que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, tuítou em 27 de outubro que a União Europeia (UE) vê a Espanha como sua "única interlocutora" e acredita que o governo espanhol "favorecerá a força dos argumentos, não os argumentos da força".

"Se os partidos políticos catalães estão de fato preparados para participar de eleições regionais, o senhor Rajoy deveria mostrar grandeza e se desculpar pelo comportamento da polícia em 1º de outubro (data da realização do referendo), e prometendo maior respeito aos anseios nacionais catalães", diz o editorial.

"A crise fez grande prejuízo à Espanha e à Catalunha, e quanto mais rápido for a recuperação, melhor", afirmou o "NYT" em seu editorial.

Este é o segundo dia consecutivo em que a publicação nova-iorquina menciona a crise política catalã em suas páginas editoriais.

Na quarta-feira, o jornal incluiu um artigo de opinião do ex-vice-presidente do governo autônomo da Catalunha, Oriol Junqueras, no qual o político fez uma chamada para "recompor" as forças entre os grupos políticos e sociais na Catalunha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos