Atentado no sul da Síria deixa 9 mortos e 23 feridos

Beirute, 3 nov (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas em um atentado em um povoado da província de Quneitra, no sul da Síria e na fronteira com as Colinas de Golã ocupadas por Israel, afirmou a agência de notícias oficial síria "Sana".

A agência indicou que se trata de um atentado suicida cometido com um carro-bomba pela Frente al Nusra, antigo nome da ex-filial síria da Al Qaeda, nos arredores da cidade de Hader.

A "Sana" afirmou que o veículo chegou a Hader proveniente da área de Telul al Hamr, adjacente às Colinas de Golã ocupadas.

A fonte não descartou que o número de mortos aumente, uma vez que há feridos em estado grave e pessoas presas sob os escombros, que não puderam ser resgatadas devido aos disparos de artilharia da Frente al Nusra contra a região.

Anteriormente, o Observatório Sírio de Direitos Humanos tinha informado de intensos combates entre facções islamitas e as forças governamentais nesse mesmo povoado.

Segundo esta fonte, os grupos armados detonaram um carro-bomba na entrada da cidade, onde, de acordo com seus dados, pelo menos sete pessoas morreram e 23 ficaram feridas.

Desde o início do conflito na Síria em março de 2011, foi frequente a queda de projéteis procedentes de fogo perdido nas Colinas de Golã, o que às vezes desencadeou a resposta de Israel.

Anteontem um míssil disparado pelas forças israelenses impactou em uma instalação militar em Hasiya, ao sul da cidade síria de Homs (centro), sem causar vítimas, informou o Observatório.

O governo sírio protestou ontem em duas cartas enviadas à ONU por esse ataque israelense e lhe exigiu que atue imediatamente para que "Israel preste contas por seu apoio ao terrorismo".

De acordo com a versão das autoridades sírias, aviões israelenses dispararam do espaço aéreo libanês quatro projéteis contra uma fábrica de cobre na zona industrial de Hasiya, em Homs.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos