Topo

Escola de teatro na Holanda investiga professor por assédio a 29 atores

03/11/2017 15h04

Haia, 3 nov (EFE).- Uma escola de teatro da cidade holandesa de Maastrich iniciou nesta sexta-feira a investigar um professor de artes cênicas, que também foi suspenso das suas funções, após as denúncias de 29 atores e atrizes de assédio sexual e abuso de poder.

A Academia Toneel ainda não apresentou uma queixa formal contra o professor, mas iniciou uma investigação oficial por "comportamento indesejável" em relação aos estudantes.

Um membro da direção da escola informou da conduta do professor depois de uma conversa com os estudantes, que confirmaram que o homem os "tocou" durante uma atividade em grupo.

A academia enviou uma mensagem interna aos seus funcionários e estudantes para que informassem sobre "comportamentos inadequados" que tenham acontecido nas aulas e isso provocou uma onda de denúncias contra o professor.

As 29 pessoas que denunciaram são atores e atrizes que já se formaram ou que estão ainda estão completando seus estudos na escola.

"Sempre tínhamos que fazer exercícios, como saltar sobre alguém e deslizar sobre o corpo. E isso foi o que o professor fez em mim. Saltou em cima de mim e terminou com os seus genitais no meu rosto", disse um dos atores, graduado em 2011, que pediu anonimato.

Outra estudante, que entrou com 18 anos na escola e se formou em 2005, afirmou que o professor entrava nos chuveiros e que "agarrou" seu púbis.

Uma atriz da turma de 2011 disse que, em uma conversa informal com seus colegas, uma exclamou que o professor havia "tocado o seu clitóris", e uma terceira aluna afirmou que "o homem sempre faz isso".

A Academia Toneel é uma prestigiada escola de teatro holandesa, com cursos conhecidos em todo o país e um processo de seleção muito estrito.

Foi escola de uma longa lista de reconhecidos atores e atrizes holandeses, como Pierre Bokma e Sylvia Hoeks, que já receberam vários prêmios internacionais de cinema.