Exército sírio destaca importância estratégica da vitória em Deir ez- Zor

Beirute, 3 nov (EFE).- O Comando Supremo das Forças Armadas Sírias destacou nesta sexta-feira a importância estratégica da vitória contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na cidade de Deir ez-Zor, antigo reduto dos radicais no país árabe junto com Raqqa.

"A importância do retorno da segurança e da estabilidade na cidade de Deir ez-Zor vem pela sua posição estratégica, já que é um nó de comunicações que conecta a zona leste com a norte e a central, e é o corredor principal entre o deserto de Damasco e o de Yazira, e dali ao Iraque", afirmou o exército em comunicado.

A nota lembra também a importância econômica da província de Deir ez-Zor como região agrícola e como a maior reserva de gás e de petróleo do país.

Após este triunfo, as forças armadas asseguraram que continuarão "a luta contra o restante do 'Daesh' (acrônimo em árabe de Estado Islâmico) até o retorno da segurança e da estabilidade em todas as áreas da República Árabe da Síria".

As autoridades do país proclamaram hoje a libertação total da cidade de Deir ez-Zor do jugo do EI.

A rede de televisão oficial, que citou fontes militares, anunciou que as forças armadas conseguiram libertar Deir ez-Zor após matar um grande número de extremistas e destruir suas armas e equipamento.

A emissora afirmou também que os soldados estão limpando a cidade de minas e artefatos explosivos deixados pelos jihadistas.

Apesar desta conquista do exército, ainda há presença do EI em áreas do sul e do leste da província de Deir ez-Zor.

Com esta derrota, os extremistas perdem uma de suas fortificações mais importantes na Síria junto com a cidade de Raqqa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos