Forças iraquianas recuperam passagem fronteiriça com Síria controlada pelo EI

Bagdá/Erbil, 3 nov (EFE).- As forças iraquianas conquistaram nesta sexta-feira uma passagem fronteiriça com a Síria que comunica Al Qaim, no Iraque, com Al Bukamal, na Síria, as duas maiores cidades que seguem sob o controle do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

As tropas tomaram a passagem fronteiriça de Hasiba, situada no vale do rio Eufrates, além de vários bairros da cidade de Al Qaim, segundo anunciou o subcomandante das Operações Conjuntas, Abdelamir Rashid Yarala, em comunicado do Centro de Informação de Guerra do Exército.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider ak Abadi, felicitou às tropas por esta conquista por meio de uma mensagem no Twitter.

A ofensiva no centro urbano de Al Qaim começou hoje em três frentes e participam dela o exército, as forças antiterroristas, as milícias xiitas Multidão Popular e as sunitas Multidão dos Clãs.

Um comandante do exército disse à Agência Efe que, de forma paralela à ofensiva, foram abertos "corredores seguros" para facilitar a fuga dos civis.

A ofensiva na região de Al Qaim, situada na província de Al Anbar e a última área populosa que o EI controla no Iraque, começou no último dia 26 de outubro.

Do outro lado da fronteira, exército sírio confirmou hoje que controlou totalmente a cidade de Deir ez-Zor, que no passado foi um dos redutos mais importantes do EI, e está a cerca de 50 quilômetros de distância de Al Bukamal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos