Imagem de Santa Morte surgida em pote plástico é venerada em Chicago

Chicago (EUA), 3 nov (EFE).- Devotos da Santa Morte, na sua maioria imigrantes mexicanos, rendem em Chicago, nos Estados unidos, culto à imagem que parece uma figura esquelética e com uma foice na mão e que surgiu num pote plástico utilizado para trocar o óleo de um automóvel.

Víctor Manuel Hernández e seu filho, Christian Hernández, explicaram à Agência Efe que a imagem, que preside um altar instalado na sua casa, pertence à Santa Morte que apareceu para eles enquanto trocavam o óleo de uma caminhonete há alguns anos.

No fundo do pote de plástico ficou uma mancha de óleo que seria a figura da Santa Morte, que recortaram e emolduraram.

Pai e filho, originais do estado mexicano de Guerrero, afirmam ter recebido muitos favores da Santa Morte, por isso que lhe pediram para "acalmar o coração" do presidente Donald Trump para que mude sua postura anti-imigrantes.

"Todo mundo precisa. Não queremos guerras, queremos paz e simplesmente trabalhar", afirmou Victor, que tem diabetes e sofreu um derrame cerebral, e está convencido na efetividade da Santa Morte.

"Para os médicos parece incrível que eu esteja vivo a esta altura, com o avanço da minha doença", disse o imigrante, que como agradecimento decidiu realizar uma homenagem todos os anos a esta figura venerada por milhares de devotos em México, América central e Estados Unidos.

Na comemoração deste ano, uma centena de pessoas foram ontem à noite a sua casa do sudoeste de Chicago, onde houve comida, oferendas, música de mariachi e se rezou um rosário.

"A Santa Morte me apareceu, e quero que todos saibam disso e compartilhem seu poder", acrescentou o mexicano.

O seu filho também atribui à fé na Santa Morte o fato de seu pai ter sobrevivido até o momento aos seus problemas de saúde: "Pedi que o curasse, que lhe desse saúde e um pouco mais de tempo", finalizou. EFE

jm/ma

(foto) (vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos