Trump estenderá viagem asiática para participar de cúpula nas Filipinas

Washington, 3 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira antes de deixar Washington para iniciar uma longa excursão pela Ásia que estenderá a viagem por um dia para participar nas Filipinas no dia 14 de novembro da reunião plenária da Cúpula do Leste da Ásia (EAS, na sigla em inglês).

Trump, que visitará Japão, Coreia do Sul, China, Vietnã e Filipinas, pensava inicialmente em retornar de Manila a Washington no dia 14.

Mas hoje, em declarações aos jornalistas antes de entrar no Air Force One, Trump anunciou que ficará um dia a mais nas Filipinas para participar da EAS e a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, confirmou logo depois essa mudança nos planos do presidente.

"Acho que vamos ter um grande êxito. Falaremos de comércio. Falaremos obviamente da Coreia do Norte", comentou Trump sobre a viagem.

O presidente americano fará hoje uma parada no Havaí para visitar a base de Pearl Harbor e dali partirá neste sábado para o Japão, onde sua agenda oficial começará no domingo com reuniões e um jogo de golfe com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

A ameaça nuclear norte-coreana dominará as reuniões de Trump no Japão e nas duas escalas seguintes da viagem, Coreia do Sul e China, onde há muita expectativa pela sua reunião com o presidente da China, Xi Jinping.

O restante da viagem terá um componente mais econômico com a participação de Trump no Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) em Danang (Vietnã) e, já na Filipinas, primeiro na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e depois na EAS.

Esta primeira viagem de Trump à Ásia será a excursão internacional mais longa realizada por um presidente americano desde a que foi feita por George H.W. Bush em 1992, recordada porque o ex-presidente passou mal e vomitou em cima do então primeiro-ministro japonês durante um jantar formal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos