Tiroteio em igreja no Texas deixa pelo menos 20 mortos

(Atualiza com novos detalhes e declarações).

Miami, 5 nov (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de dez ficaram feridas após um homem, ainda não identificado, invadir uma igreja no estado do Texas, nos Estados Unidos.

O incidente ocorreu na Primeira Igreja Batista em Sutherland Springs, a 45 quilômetros ao sudeste de San Antonio, onde há forte presença de policiais locais, de agentes do FBI e de funcionários dos serviços de emergência que atenderam as vítimas.

Apesar de o comissário do condado de Wilson, Albert Gamez Jr., ter dito inicialmente que o número de mortos era de 27 pessoas, o xerife Joe Tackitt corrigiu a informação, afirmando que pelo menos 20 pessoas morreram, segundo a emissora "CNN".

O atirador morreu quando era perseguido pelos policiais, mas ainda não está claro se ele foi morto ou suicidou, disse o xerife do condado de Guadalupe, Robert Murphy.

Murphy afirmou que o homem entrou no condado de Guadalupe, que é vizinho ao de Wilson, onde está Sutherland Springs, enquanto tentava fugir da perseguição policial.

As autoridades locais confirmaram que apenas uma pessoa cometeu a ação, mas não confirmaram sua identidade. O congressista democrata pelo Texas Vicente González disse à "Univisión" que o homem não é morador da comunidade.

Várias testemunhas declararam que um homem armado entrou na igreja por volta das 11h30 locais (15h30 em Brasília) e abriu fogo contra os fiéis, que participavam de uma missa.

Uma caixa de um posto de gasolina que fica em frente à igreja disse à "CNN" que ouviu 20 disparos.

"Estamos em choque. Sutherland Springs é uma pequena cidade rural onde vive gente tranquila e boa, que vive do campo e da pecuária, ou trabalha no setor de petróleo", afirmou González.

Pouco depois do ataque, o governador do Texas, Greg Abbott, condenou o incidente em uma mensagem publicada no Twitter.

"Nossas orações estão com todos os que foram prejudicados por esse ato malvado. Nosso agradecimento às autoridades por sua resposta", disse o governador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos