Coalizão árabe fecha portos aéreos, marítimos e terrestres do Iêmen

Riad, 6 nov (EFE).- O comando da Coalizão Árabe, liderada pela Arábia Saudita e que luta contra os rebeldes houthis no Iêmen desde 2015, anunciou nesta segunda-feira o fechamento temporário de todos os portos aéreos, marítimos e terrestres iemenitas.

O comando, que não indicou o tempo que esta medida se manterá em vigência, ressaltou em comunicado que será permitida apenas a entrada e saída das equipes de socorro e de ajuda humanitária.

A nota afirma ainda que serão anunciadas novas disposições sobre a inspeção, entrada e saída dos portos iemenitas e advertiu que serão adotadas todas as medidas legais contra as pessoas que infrinjam tais diretrizes.

Este anúncio acontece depois que a Arábia Saudita acusou o Irã de entregar mísseis aos rebeldes houthis, como o que no sábado passado foi lançado contra Riad e que foi interceptado pelo exército saudita antes que atingisse seu alvo.

A coalizão pedu às missões diplomáticas que não se estabeleçam fora das zonas controladas pelo governo do presidente Abdu Rabo Mansour Hadi, respaldado por Riad e os seus aliados árabes.

Além disso, pediu às equipes de socorro, às missões das ONGs humanitárias e aos iemenitas que se afastem das zonas de combate e dos agrupamentos das milícias houthis armadas.

A Arábia Saudita acusou hoje o Irã de um "ato flagrante de agressão militar" pelo fornecimento aos rebeldes houthis do Iêmen de mísseis balísticos lançados contra a capital do reino, um fato que poderia chegar a considerar como um "ato de guerra".

Riad lidera a coalizão de países árabes sunitas que intervém no conflito iemenita desde março de 2015 e apoia o presidente iemenita Abdo Rabu Mansour Hadi, inimigo dos insurgentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos