Topo

Grupo executa britânico sequestrado e liberta outros 3 reféns na Nigéria

06/11/2017 12h47

Londres, 6 nov (EFE).- Um britânico sequestrado em outubro no estado de Delta, no sul da Nigéria, foi assassinado e outros três reféns da mesma nacionalidade foram libertados, confirmou nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

O homem assassinado foi identificado como Ian Squire, um dos quatro britânicos que foram sequestrados na madrugada de 13 de outubro, segundo confirmou o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido em comunicado, no qual não apresenta mais detalhes.

Na época do sequestro, a polícia nigeriana informou que tinha identificado militantes de um grupo conhecido como Karowei como os principais suspeitos do crime.

A representação diplomática do Reino Unido na Nigéria e as autoridades do país africano negociaram a libertação dos outros três britânicos: Alanna Carson, David Donovan e Shirley Donovan.

"Nosso pessoal continuará fazendo o possível para apoiar as famílias", disse um porta-voz do ministério britânico, que acrescentou que as autoridades nigerianas estão investigando o ocorrido.

Essa mesma fonte oficial do Executivo do Reino Unido indicou que os cidadãos sequestrados sofreram um "período traumático" durante o cativeiro.

Por sua vez, os familiares dos reféns que sobreviveram disseram aos meios de comunicação locais que estão "felizes e aliviados" com o fato de eles terem sido libertados.

"Nossos pensamentos estão agora com a família e os amigos de Ian enquanto assimilamos esta triste morte", afirmaram os parentes das vítimas do sequestro em um comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores britânico desaconselha atualmente qualquer viagem que não seja essencial a grande parte do estado de Delta devido à "enorme ameaça de sequestros".