Investigados do processo separatista catalão poderão participar de eleições

Madri, 6 nov (EFE).- O ex-presidente da região da Catalunha, Carles Puigdemont, e todos os ex-conselheiros do governo independentista destituído, investigados pela Justiça espanhola, poderão se candidatar às eleições regionais de 21 de dezembro, embora alguns deles estejam em prisão provisória.

O ministro de Justiça da Espanha, Rafael Catalá, afirmou hoje que todos têm seus direitos políticos "intactos" e, portanto, podem concorrer como candidatos.

Apenas uma sentença judicial poderia inabilitá-los, mas "não há tempo" até 21 de dezembro para que se ditasse uma hipotética resolução nesse sentido, explicou Catalá em uma conferência na cidade de Bilbao, no norte da Espanha.

O ministro se referiu tanto a Puigdemont e quatro dos seus ex-conselheiros, que se encontram na Bélgica em liberdade condicional, como aos oito políticos em prisão provisória na Espanha, assim como a um nono que saiu da prisão após pagar finança.

A Audiência Nacional os investiga por rebelião e outros possíveis crimes em relação com o processo independentista ilegal que promoveram na Catalunha.

O ministro também garantiu que, neste momento, o governo espanhol "não propõe nem tem em cima da mesa" a possibilidade de ilegalizar nenhum partido para essas eleições.

Entrevistado pela emissora de televisão pública francófona da Bélgica, Puigdemont disse na sexta-feira passada em Bruxelas que estava disposto a ser candidato, "mesmo no exterior", nas eleições catalãs de dezembro.

A Justiça belga deverá decidir agora sobre a ordem europeia de detenção e entrega ditada pela juíza espanhola Carmen Lamela na sexta-feira passada contra Puigdemont e seus quatro ex-colaboradores em relação com o processo independentista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos