Jovem morre após ser atacado por tubarão em praia no leste de Cuba

Havana, 6 nov (EFE).- Um jovem de 22 anos morreu em Cuba após ser atacado por um tubarão enquanto se banhava junto de um grupo de pessoas durante a noite na praia de Guardalavaca, na província de Holguín, no leste do país, informaram nesta segunda-feira veículos de imprensa oficiais.

O tubarão "investiu contra três casais que desfrutavam de um banho noturno" a menos de três metros da praia nesse conhecido balneário e mordeu a vítima na perna, segundo o site estatal "Cubadebate", que detalhou que o fato aconteceu na noite de sábado.

As pessoas que se banhavam junto com o jovem atacado conseguiram afugentar o animal batendo nele com uma garrafa.

O jovem, morador da cidade de Holguín, que fica a 748 quilômetros de Havana, foi levado imediatamente à Clínica Internacional de Saúde e Turismo de Guardalavaca, mas não resistiu e morreu poucos minutos depois.

O homem chegou ao centro médico com choque hipovolêmico - quando ocorre muita perda de sangue - e "apresentava uma ampla e profunda mordida de animal marinho em sua coxa esquerda, que atingiu a artéria femoral", informou o médico Enrique Remedios, que atendeu o caso.

Segundo a imprensa cubana, não há antecedentes de ataques de tubarões nesta praia, que é um dos principais destinos turísticos do leste da ilha.

O jornal local "Agora" lembrou que, apesar de a maioria das espécies de tubarão que vive em águas litorâneas cubanas não representar perigo para o homem, "o banho noturno no mar não é recomendado, pois esses animais geralmente se alimentam durante o entardecer, às noites e ao amanhecer".

O primeiro ataque documentado de um tubarão no litoral do país caribenho foi em janeiro de 1749 e ocorreu na baía de Havana.

Na última década, só há registro de um ataque deste tipo em águas cubanas: em abril de 2009, quando um americano sobreviveu após ser mordido na perna por um tubarão quando praticava pesca submarina na baía de Guantánamo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos