Milícias curdas enfrentam EI e retomam 4 cidades no nordeste da Síria

Beirute, 6 nov (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, arrebataram nesta segunda-feira do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) o controle de quatro cidades da província nordeste de Deir ez-Zor.

As FSD informaram em comunicado divulgado em seu site da tomada das cidades de Al Jaya, Al Huchna, Tayyip al Fal e Sukar, todas elas em um raio de 40 quilômetros da cidade de Deir ez-Zor, capital da província homônima.

A nota explica que os milicianos curdos e seus aliados conquistaram esses povoados após lançar ontem um ataque contra posições dos extremistas que derivou em combates nos quais pelo menos 11 integrantes do EI morreram.

Desde setembro as FSD, que dispõem do apoio da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, desenvolvem uma ofensiva contra o EI em Deir ez-Zor.

Em paralelo, as forças governamentais sírias realizam sua própria campanha militar contra os jihadistas na província, onde na sexta-feira proclamaram a libertação total da cidade de Deir ez-Zor.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os soldados governamentais estão tentando avançar para a cidade da Al Bukamal, no sudeste da região e na fronteira com o Iraque.

Os soldados e seus aliados estão situados a 15 quilômetros dessa cidade e enfrentam os radicais em áreas desérticas ao sudoeste de Al Bukamal, onde os bombardeios se intensificaram nas últimas horas. EFE

ssa/rsd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos