Quase 4 a cada 10 franceses estão decepcionados com Macron, segundo pesquisa

Paris, 6 nov (EFE).- Uma pesquisa divulgada pela emissora "BFM" revelou que 37% dos franceses se declaram decepcionados com a política do seu presidente, Emmanuel Macron, que foi eleito há seis meses.

No entanto, este nível de descontentamento caiu em relação ao início de outubro, quando 44% dos franceses mostraram sua decepção com Macron, de 39 anos.

Os eleitores da esquerda moderada e radical e da extrema-direita são os mais insatisfeitos com a ação do chefe de Estado, ex-ministro do presidente socialista François Hollande.

A percepção sobre Macron entre os eleitores da direita e do centro melhoraram, de acordo com a pesquisa.

A reforma tributária, a polêmica modificação da lei trabalhista e a supressão de um imposto sobre habitação para 80% das famílias francesas são as medidas sobre as quais a maioria dos entrevistados opinou.

Metade de eleitores que votaram no socialista Benoît Hamon e na líder do ultradireitista Frente Nacional, Marine Le Pen, reprovam o presidente, assim como 63% dos de Jean-Luc Mélenchon, líder de partido de esquerda radical França Insubmissa.

Já um a cada três eleitores de François Fillon, candidato dos Republicanos, considera decepcionante a ação de Macron, da mesma forma que 13% dos eleitores do hoje presidente.

A pesquisa destaca certo ceticismo entre os franceses sobre as promessas de campanha expressadas por Macron.

Sete a cada dez eleitores do presidente consideram que as promessas estão sendo cumpridas, número que cai para 50% em relação aos eleitores da direita.

Os que votaram em Mélenchon, Hamon e Le Pen são os menos convencidos, com 40%, 35% e 27%, respectivamente, de duvidosos frente aos planos de Macron.

O presidente francês foi eleito no último dia 7 de maio, no segundo turno, com 30 pontos de vantagem sobre sua rival, Marine Le Pen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos