Sobe para 9 o número de mortes provocadas por chuvas no sul da Índia

Nova Délhi, 6 nov (EFE).- O número de mortos deixados pelas intensas chuvas que castigam o estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, aumentou para nove e a previsão é que as precipitações continuem com força até terça-feira, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

N. Suresh, auxiliar do comissário da Agência de Gestão de Desastres de Tamil Nadu, indicou que até o momento foram contabilizados nove mortos e 8.938 evacuados em 19 refúgios distribuídos por todo o estado.

"Continua chovendo em áreas isoladas, mas a situação está sob controle", garantiu.

O Departamento de Meteorologia previu chuvas "intensas ou muito intensas em zonas isoladas" de Tamil Nadu durante o dia de hoje, e chuvas "moderadas ou intensas" nesta terça-feira, com a situação melhorando apenas na quarta-feira.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que chegou hoje a Tamil Nadu, prometeu ajuda do Executivo ao governo regional.

A situação de emergência acontece dois anos depois que a mesma região foi golpeada por um temporal que deixou cerca de 200 mortos e que obrigou então a intervenção do exército indiano.

As inundações são comuns na Índia durante o período de chuvas de monção entre julho e setembro, período que varia em função da localização geográfica das diferentes regiões.

De acordo com o Departamento de Meteorologia indiano, a monção deveria ter terminado por volta de 15 de outubro na região mais setentrional do país asiático, onde se encontra Tamil Nadú.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos