Líder comunista anuncia canditadura à presidência em centenário da Revolução

Moscou, 7 nov (EFE).- O líder do Partido Comunista da Rússia, Gennady Ziuganov, anunciou nesta terça-feira que será candidato nas eleições presidenciais do país em março de 2018, aproveitando a celebração do centenário da Revolução Bolchevique de 1917.

"Sou o líder do partido. A minha candidatura foi apoiada por todas as organizações", disse Ziuganov à imprensa local, após liderar uma grande manifestação pelo centro de Moscou.

Segundo lugar nas eleições presidenciais de 1996, 2000, 2008 e 2012, Ziuganov disse que sua candidatura será confirmada durante o congresso do Partido Comunista em dezembro.

"Já temos um programa eleitoral: 'Dez passos para uma vida digna'. O programa será aplicado por uma equipe forte", antecipou o político, de 73 anos.

O líder comunista tem opiniões distintas em relação às políticas implementadas pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Enquanto discorda das medidas econômicas e sociais adotadas pelo Kremlin, Ziuganov apoia a anexação da península ucraniana da Crimeia e a intervenção militar russa na Síria.

Ziuganov é o quarto anunciar candidatura para a presidência do país. Os outros são o liberal Grigori Yavlinski, o ultranacionalista Vladimir Zhirinovski e a jornalista Ksenia Sobchak.

Por enquanto, Putin não confirmou se tentará a reeleição, mas os analistas consideram não só que o atual presidente será candidato. Ele deve vencer o pleito com mais de dois terços dos votos.

Caso triunfe nas eleições, que foram marcadas para 18 de março para coincidir com o quarto aniversário da anexação da Crimeia, Putin ficaria no poder até 2024, já que uma reforma constitucional prolongou o mandato presencial de quatro para seis anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos