Tufão Damrey deixa ao menos 44 mortos e 19 desaparecidos no Vietnã

Danang (Vietnã), 7 nov (EFE).- As autoridades do Vietnã elevaram para 44 o número de pessoas mortas e para 19 os desaparecidos pela passagem do tufão Damrey pela região central do Vietnã, informou nesta terça-feira a imprensa local.

De acordo com os dados da defesa civil vietnamita, a província de Quang Ngai tem o maior número de mortes, com 27, seguida de Quang Ngai (4), Binh Dinh (3), Lam Dong (3), Kom Tum (1), Dak Lak (1) e Phu Yen (1), enquanto os outros quatro mortos ainda não foram identificados.

Nove dos 19 desaparecidos faziam parte da tripulação de um barco pesqueiro que naufragou nas águas da província de Binh Dinh.

A Sociedade da Cruz Vermelha do Vietnã está oferecendo assistência básica e dinheiro aos milhares de vietnamitas que tiveram que deixar suas casas pela passagem de Damrey, que tocou o solo no sábado com ventos constantes de mais de 120 km/h.

Os ventos e as enchentes causadas pelas chuvas danificaram ou destruíram um total de 114.866 casas e arrasaram mais de 20 mil hectares de plantações de arroz e outras culturas.

No total, 1.286 embarcações afundaram ou foram danificadas pelo tufão.

O vice-primeiro-ministro vietnamita, Trinh Ding Dung, visitou na segunda-feira a província de Quang Nam, uma das mais afetadas, segundo a imprensa local.

O desastre causado pelo Damrey não foi tão grande em Danang, cidade litorânea a cerca de 603 quilômetros de Hanói, que receberá na sexta-feira a cúpula anual do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês) com a presença dos presidentes de Estados Unidos, China e Rússia, entre outros.

Não obstante, na cidade de Hoi An, situada cerca de 16 quilômetros ao sul de Danang, a parte antiga - que é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco - ficou inundada e grupos de turistas tiveram que ser evacuados em barcos de seus hotéis.

No mês de outubro, 75 pessoas morreram por decorrência de enchentes e deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas no norte do Vietnã.

O centro e o norte do Vietnã sofrem vários tufões e tempestades tropicais todos os anos.

Segundo as estatísticas governamentais, as tempestades tropicais e as inundações causaram 264 mortos em 2016 e danos econômicos avaliados em US$ 1,75 bilhão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos