Democratas ganham em dois estados na véspera do 1 ano da vitória de Trump

Washington, 8 nov (EFE).- O Partido Democrata dos Estados Unidos venceu na terça-feira as eleições para o governo da Virgínia e Nova Jersey, as duas únicas neste 2017, justamente na véspera do primeiro aniversário da vitória de Donald Trump nas presidenciais.

Em Nova Jersey, reduto de Chris Christie, um dos principais assessores de Trump na sua campanha presidencial, o candidato democrata, Philip Murphy, derrotou os republicanos.

Christie é governador desde 2010, mas desta vez não poderia concorrer a um terceiro mandato, portanto Murphy conseguiu vencer a então vice-governadora do estado, Kim Guadagno.

Com 71% dos votos apurados, Murphy obteve 55,6% dos votos, enquanto Kim ficou com 42,5%.

Em Virgina, os democratas mantiveram o governo graças à vitória do seu candidato, Ralph Northam, sobre o republicano, Ed Gillespie.

Com o apuração quase completa (99%), Northam obteve 53,6% dos votos contra 45,2% de Gillespie, que se tinha afastado de Trump para mostrar um perfil moderado num estado onde os democratas se fortaleceram nas últimas décadas.

Apesar desse distanciamento, Gillespie protagonizou uma campanha marcada pela rejeição à imigração ilegal.

Apesar das derrota em Virgínia e Nova Jersey, o presidente Donald Trump, que realiza uma excursão pela Ásia, afirmou que os republicanos "seguirão ganhando, inclusive mais que antes".

Estas eleições foram realizadas na véspera do primeiro aniversário da inesperada vitória de Trump nas eleições para a Casa Branca e eram consideradas um termômetro de sua gestão.

Apesar da perda de Nova Jersey, os republicanos seguem com um poder territorial nunca antes visto, com 33 dos 50 governadores, enquanto os democratas têm 16 e o Alasca é governado por um independente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos