Enchente no sudoeste da Colômbia deixa 4 mortos e 18 desaparecidos

Corinto (Colômbia), 8 nov (EFE).- O governador do departamento de Cauca, no sudoeste da Colômbia, Oscar Campo, confirmou nesta quarta-feira que quatro pessoas, entre elas um bebê, morreram no município de Corinto em consequência do transbordamento ontem à noite do rio La Paila.

Campo acrescentou que as autoridades também contabilizaram 18 desaparecidos e 26 feridos.

A tragédia começou ontem no final da tarde, quando as fortes chuvas causaram a enchente do rio La Paila que inundou vários bairros deste município de cerca de 32.000 habitantes e arrasou algumas zonas rurais.

O governante acrescentou que a enchente também destruiu 37 imóveis, mas esse número pode não ser definitivo dado a magnitude da inundação.

As equipes de resgate começaram a trabalhar hoje desde primeira hora do dia para buscar os desaparecidos e avançar nos trabalhos de remoção de escombros de Corinto.

Segundo a Cruz Vermelha Colombiana, 256 pessoas são atendidas em um ginásio esportivo da cidade para onde foram transferidas e no qual as equipes de socorro também distribuíram comida.

Por sua vez, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, fez hoje um apelo para que a população siga as recomendações e os protocolos de prevenção das autoridades frente à temporada de chuvas que afeta várias zonas do país.

"Novamente, como viemos advertindo há semanas e meses: por favor, sigam as recomendações das autoridades. As autoridades estão atentas, todas têm instruções precisas, há protocolos", destacou Santos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos