Rio transborda e deixa 4 desaparecidos e 26 feridos na Colômbia

Bogotá, 8 nov (EFE).- O transbordamento do rio La Paila, no departamento de Cauca, localizado no sudoeste da Colômbia, deixando pelo menos quatro desaparecidos e 26 feridos no município de Corinto, informaram as autoridades na terça-feira.

"Por volta das 18h10 (hora local) foi chamada uma emergência no município de Corinto, por conta de uma paliçada sobre o rio La Paila e partir da parte alta alertam a área urbana que deixem o local", disse a Cruz Vermelha colombiana, através de um comunicado.

Segundo o órgão, "duas casas foram destruídas, quatro pessoas desaparecidas, seis bairros afetados e 26 feridos".

Até o momento, há 300 pessoas afetadas pela inundação nos bairros La Colombiana, La Playa e Esmeralda, assim como das aldeias Carrizales, Pedregal e El Tablón, que foram transferidas ao coliseu de Corinto onde foi instalado um albergue.

As autoridades locais esclareceram que o hospital não está habilitado pelo "alto risco", pois se encontra "perto do rio".

O governador de Cauca, Oscar Campo, disse no Twitter que "o Escritório Assessor para a Gestão do Risco de Desastres do Governo de Cauca está na região acionando os protocolos de atendimento".

Em várias fotografias publicadas em redes sociais por moradores da cidade aparecem ruas inundadas, assim como várias casas destruídas por conta dos escombros arrastados pela água.

De acordo com o diretor do Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (IDEAM), da Colômbia, Omar Franco, o "alerta máximo na região" será mantido "pelo menos até a segunda semana de dezembro".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos