Trump, Xi e suas esposas visitam a Cidade Proibida de Pequim

Pequim, 8 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa Melania foram recebidos na Cidade Proibida, o antigo palácio imperial chinês, por seu homólogo chinês, Xi Jinping, e a primeira-dama, Peng Liyuan, dando início à agenda do governante americano em Pequim.

Os dois casais passearam pelos gigantescos e empedrados pátios do palácio, construído no século XV, que foi residência dos soberanos chineses e centro de poder nas dinastias Ming e Qing (até 1911).

Em um recinto que em dias festivos ou finais de semana pode receber centenas de milhares de visitantes, mas que foi esvaziado para a ocasião para segurança do casal americano, os Trump e seus anfitriões posaram para os fotógrafos.

Um deles, inclusive, tropeçou em um paralelepípedo e quebrou sua câmera e seus óculos.

Xi e Peng, uma famosa soprano em seu país, vestidos com casacos cinzas, mostraram aos Trump, ambos de preto, as distintas dependências imperiais, após o que devem assistir no mesmo palácio a um espetáculo de ópera e, em seguida, participar de um banquete privado.

Os Trump chegaram à Cidade Proibida diretamente do aeroporto internacional da capital, após voar da base aérea de Osan na Coreia do Sul.

A bordo de um Cadillac blindado, encabeçaram uma comitiva de uma centena de veículos que chegou ao centro de Pequim circulando pela famosa avenida Chang An, principal artéria da cidade que teve o tráfego interrompido para a ocasião.

A recepção de Xi e sua esposa ao casal Trump é pouco habitual em visitas de Estado na China, uma vez que tradicionalmente os líderes estrangeiros se encontram com o governante chinês e a primeira-dama em um recinto de ares muito mais comunistas, o Grande Palácio do Povo, sede do Legislativo.

Xi e Trump, em todo caso, se encontrarão nesse local amanhã, na reunião de trabalho que terão as duas delegações, onde se espera que as duas principais potências mundiais assinem importantes acordos comerciais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos