Começa audiência de validação de acordo entre MP do Panamá e Odebrecht

Panamá, 9 nov (EFE).- A audiência de validação do acordo entre o Ministério Público (MP) do Panamá e a Odebrecht começou nesta quinta-feira em uma sala da Suprema Corte do país, enquanto dezenas de pessoas protestam na porta da sede judicial contra a corrupção e a impunidade.

O juiz do 12º Circuito Penal do Panamá, Óscar Carrasquilla, iniciou a diligência às 10h20 local (13h20, em Brasília), na qual devem falar três pessoas acusadas de corrupção, incluindo Andre Rabello, que era o representante da Odebrecht no Panamá.

Cerca de 40 minutos depois do início da audiência, jornalistas, representantes de grêmios e da sociedade civil foram tirados temporiamente da sala, atendendo a um pedido de defesa de protegar a identidade das pessoas que falarão.

De acordo com o que foi explicado durante a audiência, que pode durar até 6 horas de acordo com as informações oficiais, Paulo Rabello, Luiz Eduardo da Rocha Soares e Olivio Rodrigues Junior falarão mediante um link direto com o Consulado do Panamá em São Paulo.

O propósito da diligência é validar os termos do acordo alcançado em julho entre o Ministério Público panamenho e a Odebrecht, o que inclui o pagamento de até US$ 220 milhões em um prazo de 12 anos, sendo que US$ 100 milhões correspondem especificamente ao uso do sistema financeiro do país.

O acordo estabelece, além disso, que a construtora forneça às autoridades do Panamá todas as informações sobre qualquer um de seus funcionários, dirigentes ou terceirizados contratados com ligação com o país centro-americano.

Enquanto ocorria a audiência, dezenas de pessoas, a maioria sindicalistas, protestavam pacificamente diante da sede da Suprema Corte de Justiça.

O magistrado Carrasquilla confirmou que os três acusados por lavagem de dinheiro prestarão depoimento desde São Paulo sem mostrar o rosto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos