EUA reiteram que preferem via diplomática para lidar com a Coreia do Norte

Washington, 9 nov (EFE).- A porta-voz do Departamento de Estado dos Estado Unidos, Heather Nauert, reiterou nesta quinta-feira que o governo do presidente Donald Trump prefere a via diplomática para lidar com a Coreia do Norte, mas reconheceu a importância de o Exército estar preparado caso seja necessário.

"Em relação à Coreia do Norte, quero ser clara, a diplomacia é a postura preferida", afirmou Nauert à emissora "Fox News".

A porta-voz destacou a importância da reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o secretário de Estado, Rex Tillerson, com o presidente da China, Xi Jinping. Os três abordaram principalmente a crise envolvendo o regime de Kim Jong-un.

"O presidente e o secretário tiveram um bom encontro com o presidente Xi ontem à noite. E tivemos garantias de que a China vai fazer mais (em relação à Coreia do Norte)", disse Nauert.

Além disso, a porta-voz afirmou que não só os chineses, mas também todos os países do mundo, precisam atuar mais intensamente para colocar um freio nas pretensões nucleares de Kim Jong-un.

Nauert disse estar otimista em relação ao papel que a China pode desempenhar na crise, já que, afirmou, Xi começa a ver como a Coreia do Norte é mais uma "pedra no caminho" do que um ativo para o país.

Sobre o envio de três porta-aviões para o Oceano Pacífico, a porta-voz minimizou a importância da operação, anunciada pelo Pentágono no fim de outubro. Nauert afirmou que esse tipo de manobra tem sido realizada pela Marinha americana há anos.

No entanto, a representante do Departamento de Estado disse que o exercício respeita as leis internacionais de navegação e que o Exército dos EUA tem que estar preparado se necessário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos