Ex-premiê libanês se reúne com diplomatas estrangeiros na Arábia Saudita

Beirute, 9 nov (EFE).- O ex-primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, que renunciou ao seu cargo no sábado passado quando encontrava-se de viagem em Riad, recebeu nesta quinta-feira na capital saudita diplomatas de vários países, segundo seu escritório de imprensa.

Hariri se reuniu hoje com o embaixador da França, Francois Gouvette, e com o chefe da delegação da União Europeia, Michele Cervone d'Urso, segundo um comunicado, que acrescentou que na terça-feira se encontrou também com o encarregado de negócios dos Estados Unidos, Christopher Henzel, e o embaixador do Reino Unido, Simon Collis.

No entanto, o escritório do ex-primeiro-ministro não deu detalhes sobre o conteúdo destes encontros.

Durante o anúncio da sua renúncia, que pegou de surpresa a classe política libanesa, Hariri denunciou a preparação de um atentado contra sua vida e criticou a ingerência do Irã nos assuntos do Líbano, assim como do grupo xiita libanês Hezbollah, a quem acusou de impor sua política pelas armas.

Sua renúncia não foi aceita pelo presidente do Líbano, Michel Aoun, que espera seu regresso ao Líbano para conhecer seus motivos, enquanto o presidente do parlamento, Nabih Berri, assegurou que sua renúncia não pode ser considerada válida se não for realizada em território nacional.

O anúncio de Hariri pôs em xeque o frágil governo libanês, que se formou em outubro de 2016 após mais de dois anos de bloqueio, graças a um pacto entre as duas principais alianças políticas: 14 de Março, liderada pelo ex-primeiro-ministro, e 8 de Março, dirigida pelo grupo xiita Hezbollah.

Meios de comunicação ligados a esta última aliança acusaram a Arábia Saudita de manter Hariri em prisão domiciliar e de ter forçado sua renúncia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos