Forças do governo sírio tomam reduto do EI na fronteira com o Iraque

Cairo, 9 nov (EFE).- Forças governamentais sírias com o apoio de milícias xiitas iraquianas tomaram nesta quinta-feira o controle da cidade de Albukamal, fronteiriça com o Iraque e o último grande reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Síria, segundo um comunicado do exército divulgado pela agência oficial de notícias "Sana".

As forças leais ao presidente sírio, Bashar al Assad, entraram na primeira hora de hoje na cidade situada na província de Deir ez-Zor, o maior bastião que continuava sob controle dos extremistas na Síria e que os jihadistas empregavam para enviar provisões militares aos extremistas no Iraque.

"A libertação de Albukamal tem uma grande importância porque representa o anúncio da queda do projeto do Daesh (acrônimo árabe do EI) na região", destacou o Comando Geral do Exército e das Forças Armadas Sírias em sua nota.

A recuperação da cidade representa "um avanço estratégico para acabar com o restante dos grupos terroristas com seus diferentes nomes em toda Síria", acrescentou.

As forças armadas sírias "seguirão sendo o escudo da pátria e sua muralha fortificada frente ao terrorismo e aos projetos sionistas-americanos, assim como a defesa da unidade e da segurança da Síria", garantiu o Comando.

Esta ofensiva acontece depois que, no último dia 3 de novembro, as forças de segurança iraquianas arrebataram do grupo terrorista a comarca de Al Qaim, fronteiriça com Albukamal e situada no lado iraquiano da fronteira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos