Terremoto de 4,9 graus é atinge o norte do Chile

Santiago do Chile, 9 nov (EFE).- Um terremoto de 4,9 graus de magnitude foi sentido nesta quinta-feira na região de Coquimbo, no norte do Chile, sem deixar vítimas ou danos visíveis, segundo afirmaam as autoridades.

O tremor ocorreu às 4h36 local (6h36, em Brasília) e seu epicentro ficou localizado a 18 quilômetros de Punitaqui e a 430 quilômetros de Santiago, a uma profundidade de 39,1 quilômetros, informou o Centro Sismológico da Universidade do Chile.

No entanto, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) determinou o hipocentro a 43,5 quilômetros sob a superfície, com a mesma magnitude.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha, por sua vez, indicou que o tremor não reuniu as condições necessárias para gerar um tsunami no litoral do Chile.

Segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi), o tremor foi sentido com intensidade V na escala internacional de Mercalli em Andacollo, Punitaqui, Paiguano, Ovalle, Combarbalá, Coquimbo e La Serena, a capital regional, e IV em outros pontos da zona, entre eles Canela, La Higuera, Monte Patria, Río Hurtado, Salamanca e Vicuña.

"Não foram reportados danos pessoais, alteração em serviços básicos ou infraestrutura por conta do tremor", apontou a Onemi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos