Unicef contabiliza 1 milhão de crianças afetadas por tufão no Vietnã

Danang (Vietnã), 9 nov (EFE).- Pelo menos um milhão de crianças foram afetadas pela passagem do tufão "Damrey" pela região central do Vietnã, que deixou também mais de 100 mortos e 25 desaparecidos, informou nesta quinta-feira o Unicef.

"Crianças e adolescentes são extremamente vulneráveis e suas necessidades especiais devem ser levadas em conta, e todos devemos garantir que essas necessidades sejam uma prioridade nas operações humanitárias", declarou em comunicado Yoshimi Nishino, subdiretor interino da representação do Unicef no Vietnã.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância colaborará com as autoridades vietnamitas para atender aos menores mais vulneráveis que vivem nas remotas áreas das províncias de Khanh Hoa e Phu Yen.

As inundações e danos nas estradas causados pelo "Damrey" dificultam as tarefas das equipes de especialistas do Unicef.

A Sociedade da Cruz Vermelha do Vietnã se encarrega de entregar assistência básica e dinheiro às dezenas de milhares de vietnamitas deslocados pelo "Damrey", que tocou terra no sábado passado com ventos constantes de mais de 120 quilômetros por hora.

Os ventos e as enchentes causadas pelas copiosas precipitações danificaram ou destruíram 114.866 imóveis e alagaram mais de 20.000 hectares de arrozais e outros cultivos.

Além disso, 1.286 embarcações afundaram ou foram danificadas pelo tufão.

Um grupo de soldados do exército, que colaboram nas tarefas de assistência e reabilitação, participava hoje na retirada do barro deixado pelas águas que inundaram a parte antiga da cidade de Hoi An, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Hoi An está situada 16 quilômetros ao sul de Danang, onde os chefes de Estado e de governo do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) realizam entre hoje e amanhã a cúpula anual do grupo.

Em outubro, 75 pessoas morreram devido a enchentes e deslizamentos de terra causada pelas fortes chuvas no norte do país.

Os tufões, tempestades tropicais e inundações causaram no ano passado 264 mortes e danos econômicos no valor de US$ 1,75 bilhão, segundo dados oficiais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos