Topo

EUA descartam encontro formal entre Trump e Putin na cúpula do Apec

Donald Trump discursa na cúpula do fórum Apec nesta sexta-feira no Vietnã - Mark Schiefelbein/AP Photo
Donald Trump discursa na cúpula do fórum Apec nesta sexta-feira no Vietnã Imagem: Mark Schiefelbein/AP Photo

Em Da Nang (Vietnã)

10/11/2017 04h43

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, não terão nenhum encontro formal em Da Nang (Vietnã), onde ambos chegaram nesta sexta-feira para a participação da cúpula do Apec (Fórum de Cooperação Econômica Ásia-pacífico), informaram fontes oficiais.

"Não há nenhum encontro formal nem nada programado para eles", disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, minutos depois de aterrissar no Vietnã, ao lado do presidente americano que embarcou em Pequim.

"Nunca houve um encontro confirmado e não haverá nenhum devido a conflitos de agenda dos dois presidentes", esclareceu.
Sarah Sanders acrescentou que Trump e Putin compartilharão o mesmo espaço no fórum do Apec, por isso considerou "possível e provável" um encontro "informal".

"Mas em termos de uma reunião formal e programada não há nada no calendário e não acreditamos que haverá uma", concluiu a porta-voz.

O assessor de assuntos internacionais do presidente Putin, Yuri Ushakov, disse ontem que a reunião formal em Da Nang aconteceria, enquanto o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, disse que mantiveram contatos para dar origem a uma possível reunião que abordaria situações na Síria e Ucrânia.