Evo Morales recebe líder do partido espanhol Podemos em La Paz

La Paz, 10 nov (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, se reuniu nesta sexta-feira com o secretário-geral do partido Podemos, Pablo Iglesias, em La Paz, onde o espanhol chegou para participar de um evento para comemorar os 100 anos da Revolução Russa.

O encontro, que aconteceu no Palácio Quemado, também teve a participação do vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, e da porta-voz de Unidos Podemos-En Comú Podem-En Marea, Irene Montero.

Após uma troca de presentes, Morales e Linera acompanharam a comitiva do Podemos ao Legislativo, onde Iglesias foi condecorado com a "Ordem Parlamentar ao Mérito Democrático Marcelo Quiroga Santa Cruz" por sua "vocação de serviço à sociedade".

Em um breve contato com a imprensa, o espanhol respondeu no Legislativo a perguntas sobre a tentativa de reeleição do presidente Morales, que quer ser candidato nas eleições de 2019 para tentar um quarto mandato consecutivo.

Para Iglesias, a reeleição ou não de Morales "é uma decisão que deve ser tomada pelos bolivianos e bolivianas votando", lembrou que na Espanha Felipe González governou entre 1982 e 1996 e que, nesse último, ano se candidatou e perdeu as eleições.

"É bom que na democracia sejam os cidadãos que decidam quem é o seu presidente, se não gostam do presidente, com certeza o mudam votando em outro. Mas se querem continuar votando em uma pessoa, acho que devem ter esse direito", afirmou.

O partido de Morales apresentou um recurso no Tribunal Constitucional para habilitar a candidatura de Morales, já que a Constituição da Bolívia só permite três mandatos consecutivos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos