Presidente do Líbano diz ser inaceitável circunstância da renúncia de Hariri

Beirute, 10 nov (EFE).- O presidente do Líbano, Michel Aoun, afirmou nesta sexta-feira que as circunstâncias da renúncia do primeiro-ministro Saad Hariri, no último dia 4, são "inaceitáveis", e insistiu sobre a necessidade do mesmo retornar ao país, informou a Agência Nacional de Notícias (ANN) libanesa.

Aoun fez estas declarações em um encontro com os embaixadores do conhecido Grupo de Apoio Internacional ao Líbano - formado pela ONU, China, França, Alemanha, Itália, Rússia, Reino Unido, EUA - assim como com diplomatas da União Europeia e da Liga Árabe.

"As circunstâncias que rodeiam a renúncia do primeiro-ministro são inaceitáveis e é necessário deixar tudo isso claro. Sua renúncia fica suspensa até que retorne ao Líbano", disse Aoun perante os seus interlocutores, antes de lembrar os acordos internacionais sobre as relações entre os Estados e a imunidade aos seus membros.

Aoun se referia ao fato de Hariri ter anunciado seu renúncia quando realizava uma viagem a Riad, onde permanece desde então.

Alguns veículos de imprensa nacionais acusaram a Arábia Saudita de manter o ex-primeiro-ministro preso, embora o ministro francês de Assuntos Exteriores, Jean-Yves Le Drian, tenha dito hoje que o ex-chefe de governo tem liberdade de movimentos.

Em comunicado, o Grupo de Apoio expressou "sua inquietação pela situação atual e a incerteza que prevalece no Líbano".

"Pedimos aos libaneses que se afastem das tensões regionais", acrescentou a nota, apontando à importância de "restaurar o equilíbrio vital das instituições do Estado libanês, essencial para a estabilidade do país".

Aoun fez uma declaração similar aos diplomatas da UE e árabes, entre eles o encarregado de negócios da Arábia Saudita, Walid al Bujari.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos