Presidente do parlamento catalão é solta após pagar fiança de 150.000 euros

Madri, 10 nov (EFE).- A presidente do parlamento catalão, Carme Forcadell, deixou nesta sexta-feira a prisão de Madri onde passou a noite após pagar uma fiança de 150.000 euros, imposta ontem por um juiz do Tribunal Supremo.

Forcadell prestou depoimento na quinta-feira passada como investigada perante o magistrado Pablo Llarena, pelos supostos crimes de rebelião, insurreição e desvio, por permitir a tramitação da declaração de independência da Catalunha do último dia 27 de outubro.

A política catalã saiu do centro penitenciário de Alcalá Meco, próximo a Madri, acompanhada de outras duas pessoas, cercada por uma ampla cobertura jornalística.

A presidente do parlamento da Catalunha permaneceu durante quase 15 horas na mesma prisão onde se encontram duas ex-conselheiras do destituído governo catalão, em prisão provisória pelos mesmos crimes.

Além da fiança, Llarena lhe impôs a obrigação de entregar seu passaporte ao Supremo, o que já foi feito por seu advogado, e a obrigação de comparecer de forma regular perante um juizado.

Além de Forcadell, outros cinco membros da presidência da câmara catalã compareceram perante o juiz acusado dos mesmos delitos.

Em seus depoimentos todos atribuíram à declaração de independência de 27 de outubro um valor simbólico e acataram as medidas do governo central para restabelecer a legalidade constitucional, entre elas, a destituição do governo da Catalunha, a dissolução do seu parlamento e a convocação de eleições regionais.

A presidente do parlamento catalão foi a quem o juiz impôs a fiança mais alta e a única que passou a noite na prisão.

O magistrado lhe atribui uma "atuação principal" no processo independentista, tanto "pela sua intervenção medular" nele como "pela intensa repercussão que sua própria liderança teve".

Llarena lembra que Forcadell ocupou também a presidência da Assembleia Nacional Catalã, uma organização que se destacou nas mobilizações pelo independentismo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos