Justiça mexicana arquiva caso de Kate del Castillo por laços com 'El Chapo'

Cidade do México, 11 nov (EFE).- A Procuradoria Geral da República (PGR) do México arquivou de maneira definitiva a investigação iniciada contra a atriz Kate del Castillo após seu encontro com Joaquín 'El Chapo' Guzmán, informaram neste sábado veículos da imprensa mexicana.

De acordo com o jornal "Reforma", a Subprocuradoria Especializada em Investigação do Crime Organizado (SEIDO, na sigla em espanhol) autorizou o não seguimento da ação penal que averiguava a atriz por lavagem de dinheiro.

A relação da atriz com 'El Chapo' veio à tona em janeiro do 2016, quando a revista "Rolling Stone" publicou o relato do ator Sean Penn sobre o encontro que, junto com Kate del Castillo, ambos mantiveram com o líder do cartel de Sinaloa em outubro de 2015 no noroeste do México, quando este ainda estava foragido da Justiça.

Após a veiculação dessa notícia, a PGR do México averiguou se a atriz tinha recebido recursos de 'El Chapo' para investir em sua marca de tequila, 'Honor del Castillo', e para a rodagem de um filme sobre a vida do líder do cartel de Sinaloa.

O arquivamento do caso aconteceu em 16 de maio, depois que Del Castillo apresentou um pedido de liminar.

No entanto, a atriz e seus advogados não foram notificados sobre o arquivamento e Kate chegou a apresentar um novo pedido de liminar para forçar a PGR a apresentar sua resolução, pois considerava que a investigação afetou sua honra e reputação.

Durante meses a atriz manteve contato com 'El Chapo', que foi detido em 2016 e extraditado para os EUA, através de mensagens telefônicas e de seus advogados.

As conversas entre ambos começaram depois que 'El Chapo' a procurou devido ao interesse gerado por uma carta postada pela atriz no Twitter em 2012, na qual pedia que ele "traficasse" com o bem. EFE

mqb/rpr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos