Milhares de pessoas protestam em Barcelona por libertação de políticos presos

Barcelona (Espanha), 11 nov (EFE).- Milhares de pessoas se reuniram neste sábado em Barcelona para exigir a libertação de oito ex-integrantes do governo regional da Catalunha que estão presos por sua participação na declaração unilateral de independência desta região autônoma da Espanha.

Entre eles está o ex-vice-presidente do governo catalão, Oriol Junqueras, e todos estão sendo investigados pelos crimes de rebelião, insurreição e desvio de recursos públicos.

A marcha, convocada pelas organizações Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmnium, também pede a libertação de seus respectivos presidentes, que estão presos provisoriamente acusados de insurreição por promoverem ações em favor da independência.

Na linha de frente da passeata, que reúne rostos conhecidas do independentismo catalão e familiares dos dirigentes presos, há dois cartazes que dizem: "Liberdade para os presos políticos" e "Somos uma república".

A marcha, no entanto, não conta com a presença da presidente do parlamento catalão, Carme Forcadell, que decidiu não participar por orientação de seu advogado, depois que foi libertada ontem após o pagamento de uma fiança de 150 mil euros (US$ 174 mil), imposta pelo Supremo Tribunal, que também a investiga por rebelião, insurreição e desvio de recursos públicos.

A manifestação transcorre por lugares emblemáticos de Barcelona, como o templo da Sagrada Família, um dos símbolos da capital catalã, e seus participantes gritam palavras de ordem como "Puigdemont, o nosso presidente", em referência ao presidente destituído do governo catalão, Carles Puigdemont, e "Liberdade para os presos políticos".

ANC e Òmnium organizaram nos últimos anos as principais manifestações em favor da independência catalã, entre elas as que acontecem todos os anos em 11 de setembro, o dia nacional da Catalunha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos