Seul e Washington iniciam manobras com 3 porta-aviões dos EUA

Seul, 11 nov (EFE).- Coreia do Sul e EUA iniciam hoje grandes manobras em torno da península da Coreia nas quais participam três porta-aviões nucleares americanos, um desdobramento excepcional que envia uma nova mensagem de força ao regime norte-coreano.

No exercício, que acontece entre hoje e terça-feira que vem no Mar de Japão, participam os porta-aviões de propulsão atômica USS Ronald Reagan, USS Nimitz and USS Theodore Roosevelt, segundo confirmou o Estado Maior Conjunto (JCS) sul-coreano.

É a primeira vez que o Pentágono realiza um exercício destas caraterísticas com a Marinha sul-coreana e as primeiras manobras a envolver três porta-aviões em dez anos.

A última vez que três navios americanos deste tipo tomaram parte num simulacro foi em 2007, em águas próximas à ilha de Guam.

Em comunicado do JCS se explica que o exercício pretende fortalecer e expandir a estratégia de dissuasão de ambos os aliados em relação a evitar novas "provocações" do regime de Pyongyang em forma de teste de armas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos