Erdogan e Putin se reúnem amanhã na Rússia para analisar situação da Síria

Istambul, 12 nov (EFE). - O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, se reunirá amanhã na cidade de Sochi com presidente da Rússia, Vladimir Putin, num encontro que terá como foco o conflito na Síria.

"A previsão é de que, nas conversas desta visita, sejam trocadas opiniões sobre as relações bilaterais e sobre temas regionais e internacionais, em primeiro lugar a Síria", informou a presidência turca através de um comunicado.

O porta-voz presidencial, Ibrahim Kalin, destacou que um dos objetivos da Turquia é conseguir com que o Executivo em Moscou suspenda as últimas restrições à importação de produtos turcos, impostas após a crise causada pela derrubada de um caça russo na fronteira turco-síria em 2015. De acordo com a agência "Anadolu", também existe a expectativa de que volte a valer a isenção mútua de vistos.

Putin e Erdogan já se encontraram cinco vezes este ano, a última em setembro em Ancara, e os dois demonstram bom entrosamento, apesar de apoiar lados diferentes na Síria. Enquanto a Rússia enviou militares e aviação para apoiar o regime do presidente Bashar al-Assad, as tropas turcas colaboram com as milícias sírias, contrárias ao governo central.

Amanhã mesmo, Erdogan seguirá viagem para o Kuwait, onde assinará vários acordos bilaterais, conforme o comunicado oficial. O último destino desta excursão, que terminará na quarta-feira, é o Catar, onde o ele participará da terceira reunião do Alto Comitê Estratégico turco-catariano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos