Hariri aparece no aeroporto de Riad recebendo rei saudita

Riad, 12 nov (EFE).- A rede de TV oficial da Arábia Saudita exibiu neste domingo imagens do primeiro-ministro do Líbano que renunciou, Saad Hariri, no Aeroporto de Riad recebendo o rei Salman bin Abdul Aziz al Saud na volta de uma viagem à cidade santa de Medina.

Hariri, que vários grupos políticos libaneses afirmam estar detido na Arábia Saudita, cumprimentou o monarca com um aperto de mão, que foi retribuído com um sorriso do rei.

O primeiro-ministro libanês renunciou há uma semana durante uma viagem pela Arábia Saudita. O fato gerou desconcerto no Líbano e aumentou a tensão entre os Executivos em Riad e Teerã, apoiador do grupo xiita libanês Hezbollah.

O presidente do Líbano, Michel Aoun, voltou a dizer ontem que ainda não tomou uma decisão sobre se aceita ou não a renúncia de Hariri que, no discurso de solicitação, denunciou a existência de um plano para assassiná-lo e acusou o Irã de interferir nos assuntos do governo e na vida política do país.

Na sexta, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, acusou diretamente o Executivo em Riad de ter detido o político e proibi-lo de voltar a Beirute.

Ontem o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu para que não se aumente a tensão entre a Arábia Saudita e o Irã e que se evite um novo conflito no Oriente Médio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos