Libaneses pedem volta de Hariri durante maratona de Beirute

Beirute, 12 nov (EFE). - Várias personalidades libanesas pediram neste domingo, durante a maratona de Beirute, a volta ao país do primeiro-ministro, Saad Hariri, que está na Arábia Saudita desde que renunciou ao posto há uma semana.

O ministro de Relações Exteriores, Gebran Bassil; a esposa do presidente libanês, Michel Aoun, Nadia Aoun, e outros políticos estiveram presentes na corrida, que, a pedido do governante, teve a tema "Queremos o retorno de Hariri".

Muitos corredores carregavam a bandeira libanesa ou cartazes com mensagens como "Queremos que o nosso primeiro-ministro retorne" ou "Corremos por você". A Agência Nacional de Notícias afirmou que 48 mil pessoas de 110 nacionalidades participaram do evento.

Aoun, que não ainda aceitou ainda a renúncia de Hariri, disse ontem que as circunstâncias que cercam o pedido são "inaceitáveis e é necessário esclarecer". Alguns grupos políticos no país acusam à Arábia Saudita de reter Hariri contra a sua vontade em Riad e de ter forçado o pedido dele.

A rede de TV oficial da Arábia Saudita exibiu mais cedo imagens do primeiro-ministro no Aeroporto de Riad recebendo o rei Salman bin Abdul Aziz al Saud na volta de uma viagem à cidade santa de Medina.

Já a o canal libanês "Mustaqbal", que pertence à família de Hariri, anunciou que vai colocar no ar hoje à noite uma entrevista com o político, a primeira depois da renúncia.

A solicitação de Hariri feita da Arábia Saudita motivou ontem um protestos contra o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, nas ruas de Trípoli, no norte do Líbano. Os manifestantes queimaram fotos do filho do rei, ação que gerou uma troca de acusações entre o ministro do Interior do Líbano, Nohad Machnouk, que questionou a presença das fotos nas ruas, e o ex-ministro de Justiça do país Achraf Rifi, que teme que "as relações amistosas e históricas com a Arábia Saudita" possam ficar prejudicadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos