Presidente do Líbano diz que declarações de Hariri não refletem sua vontade

Beirute, 12 nov (EFE).- O presidente do Líbano, Michel Aoun, colocou em dúvida neste domingo as declarações feitas pelo primeiro-ministro do país, Saad Hariri, na Arábia Saudita, onde está desde que anunciou sua renúncia no fim de semana passado.

Segundo um comunicado, Aoun dúvida que as declarações feitas por Hariri em Riad, a capital saudita, "reflitam a sua vontade", e afirmou que ele poderia estar retido contra a sua vontade pelas autoridades do reino sunita.

Hariri renunciou no último dia 4 com um discurso televisionado gravado em Riad, no qual assegurou que existe uma confabulação secreta contra a sua vida e acusou o Irã e o grupo xiita libanês Hezbollah.

Além disso, Aoun assegurou que os contatos que teve com vários chefes de Estado o fazem pensar que "Hariri tem sua liberdade limitada, que foram impostas condições sobre o seu local de residência e, inclusive, sobre os contatos com sua família".

"Tudo isto traz dúvidas e confusão", e leva a crer que as declarações de Hariri "não refletem sua plena vontade, nem a realidade", acrescentou Aoun no comunicado.

Está previsto que a emissora de televisão "Futuro" transmita hoje uma entrevista de Hariri, que será veiculada por todas as emissoras libanesas, com a exceção da "NBN", vinculada ao presidente do parlamento, o xiita Nabih Berri.

Berri declarou que o canal não a transmitirá porque, como disse Aoun, ela "não refletirá a realidade, dada as condições que cercam sua situação na Arábia Saudita".

Vários grupos políticos libaneses acusam a Arábia Saudita de obrigar Hariri a renunciar para atingir de forma indireta o grupo xiita libanês Hezbollah, que é aliado de governo do primeiro-ministro e recebe o apoio do Irã no Líbano e no conflito sírio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos