Rajoy afirma que suspendeu governo catalão após esgotar "todas as vias"

Barcelona (Espanha), 12 nov (EFE).- O presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, defendeu neste domingo a destituição do Executivo da Catalunha e a convocação de eleições nesta região para acabar com o "delírio dos independentistas" e depois de "ter esgotado todas as vias".

Rajoy viajou hoje a Barcelona para apoiar o candidato do Partido Popular (PP, centro-direita), Xavier García Albiol, nas eleições regionais de 21 de dezembro, em sua primeira visita à Catalunha desde a implementação das medidas de exceção em 27 de outubro, após a declaração de independência no parlamento catalão.

Entre essas medidas, amparadas no artigo 155 da Constituição, estavam a destituição do governo catalão, a dissolução de seu parlamento e a convocação de eleições regionais para 21 de dezembro.

"Era preciso recuperar o respeito à liberdade e à convivência e era urgente restituir o autogoverno e o interesse geral", além de conter a "escalada de agressão à convivência", disse Rajoy em defesa dessa decisão política.

O chefe do governo espanhol ressaltou que também era "inadiável devolver a legalidade às instituições na Catalunha". "Por isso tomamos essas medidas, e não por outra razão", concluiu.

Rajoy será figura constante na campanha eleitoral catalã, porque, segundo fontes de seu partido, quer transmitir uma mensagem clara: que o PP tirou a Catalunha do "atoleiro" impulsionando as medidas do artigo 155 da Constituição, apesar destas também terem recebido o apoio de outros partidos.

O PP, força política minoritária na Catalunha, conseguiu 11 cadeiras das 135 que compõem a Câmara regional nas últimas eleições regionais de 2015, a quinta maior bancada no parlamento catalão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos