Trump acredita em agências dos EUA sobre ingerência russa nas eleições

Ho Chi Minh (Vietnã), 12 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo em Hanói que acredita na informação das agências do seu país que averiguam a suposta ingerência da Rússia nas eleições americanas.

Em resposta a perguntas dos jornalistas após uma entrevista coletiva compartilhada com o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang, Trump esclareceu que ele nunca disse na véspera que tivesse acreditado ou não no presidente russo, Vladimir Putin, quando este lhe reiterou que não interferiram nas eleições dos EUA.

"O que eu disse, e me surpreende que continue havendo um conflito nisto, o que disse é que eu creio que (Putin) acredita (...) Eu acho que ele acredita que nem ele nem a Rússia interferiram nas eleições", explicou o presidente, segundo nota oficial da entrevista coletiva.

"Sobre se eu acredito ou não, eu estou com a nossa agência. Eu acredito na informação das nossas agências", acrescentou Trump.

O diretor da CIA, Mike Pompeo, insistiu ontem em que apoia o relatório da inteligência sobre a ingerência eleitoral da Rússia em 2016, horas depois que Trump ter assegurado que acredita em Putin quando diz que Moscou não esteve envolvido.

Trump e Putin falaram em várias ocasiões e passearam juntos durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) que terminou no sábado na cidade portuária de Danang, situada na região central do Vietnã.

Trump conclui hoje uma visita de Estado ao Vietnã, a primeira que faz como chefe da Casa Branca, e viajará à tarde para Manila para participar da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos