Trump pede ao Vietnã para recuperar soldados desaparecidos durante a guerra
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou neste domingo (12) no Vietnã a importância de recuperar os corpos dos soldados americanos desaparecidos durante a guerra entre ambos os países, há mais de quatro décadas.
"Este mês lembramos o Dia dos Veteranos nos Estados Unidos (...) Queremos nossos soldados", disse Trump durante uma visita de Estado ao país asiático para reiterar o apoio da sua administração às famílias dos militares desaparecidos.
As declarações do presidente americano foram feitas em entrevista coletiva junto com o presidente vietnamita, Trang Dai Quang, na saída de uma reunião que ambos tiveram no palácio presidencial de Hanói.
As autoridades dos EUA calculam que continuem desaparecidos no Vietnã cerca de 1.200 militares dos 2.583 que não retornaram ao país depois de assinada a paz em 1973 e que suas tropas se retiraram da nação asiática.
Os historiadores falam que entre um milhão e 5,7 milhões de pessoas morreram no conflito, das quais 58.159 são baixas americanas.
EUA e Vietnã normalizaram suas relações em 1995.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.