Turquia nega ter planejado sequestro do clérigo Fethullah Gülen nos EUA

Istambul, 12 nov (EFE).- A embaixada da Turquia nos Estados Unidos divulgou neste domingo um comunicado no qual desmente as informações veiculadas na imprensa americana sobre um suposto plano para sequestrar e levar à Turquia o clérigo turco Fethullah Gülen, que Ancara acusa de ser o mentor da tentativa fracassada de golpe de Estado em 2016.

"Todas as alegações de que a Turquia recorreria a meios não legítimos para (conseguir) sua extradição são totalmente falsas, absurdas e carecem de base", diz o comunicado da embaixada, que foi difundido no Twitter.

O jornal "Wall Street Journal" noticiou que o procurador americano Robert Mueller está investigando se Michael Flynn, ex-conselheiro de segurança nacional do atual presidente Donald Trump, estava planejando o sequestro de Gülen.

Mueller suspeita, segundo o jornal, que Flynn não estava fazendo apenas ações de lobby político para promover a extradição do clérigo religioso, mas que também considerou a possibilidade de levá-lo de forma ilegal em um avião particular para a Turquia.

Na nota, a embaixada turca diz que "o governo da República da Turquia e o povo turco esperam a imediata extradição à Turquia de Fethullah Gülen por parte dos Estado Unidos para que ele seja levado a julgamento"

Ancara exige de Washington a extradição de Gülen, que vive exilado nos EUA desde 1999, mas as autoridades da Justiça americana afirmam que o pedido turco não cumpre com os requisitos legais de provar um delito.

O comunicado da embaixada denuncia que "o fato de Fethullah Gülen, o mentor de todos estes crimes (do levante), continuar tendo refúgio nos Estados Unidos é uma grande surpresa e uma profunda decepção para o povo turco".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos