Trump destaca "excelente relação" com Duterte em reunião bilateral

Manila, 13 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que tem uma "excelente relação" com o governante filipino, Rodrigo Duterte, e manteve silêncio sobre a "guerra antidrogas" do polêmico líder no primeiro encontro entre ambos em Manila.

Trump e Duterte realizaram uma reunião bilateral na capital das Filipinas no primeiro dos dois dias de agenda de trabalho da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que conta com a participação de líderes de todo o mundo.

"Temos uma excelente relação", declarou à imprensa antes da reunião o presidente dos EUA, que também elogiou a "fantástica" organização do evento por parte do governo filipino.

Ambos os líderes debateram sobre as drogas ilícitas, o comércio, e o terrorismo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) que afeta o sul da Filipinas, informou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

"O tema dos direitos humanos surgiu brevemente no contexto da luta contra as drogas ilícitas nas Filipinas", comentou a porta-voz, sem oferecer mais detalhes.

Antes da reunião bilateral, Trump foi questionado se abordaria com Duterte a polêmica campanha de combate às drogas do líder filipino, que no período de um ano e quatro meses deixou mais de 6.000 mortos segundo números oficiais, 4.000 deles às mãos da polícia.

O presidente americano ignorou a pergunta, enquanto o filipino respondeu que "isto não é um comunicado de imprensa, é uma reunião bilateral".

"Vocês são os espiões", disse Duterte à imprensa em tom de piada, o que provocou os risos de Trump.

A primeira reunião bilateral entre ambos os presidentes, conhecidos pela personalidade explosiva e em algumas ocasiões imprevisível, havia gerado uma grande expectativa.

Várias organizações exigiram que o líder americano recriminasse o filipino pelas violações dos direitos humanos na violenta campanha de combate às drogas. Em outubro, Trump elogiou a eficácia da polêmica operação contra o tráfico de drogas em conversa por telefone com Duterte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos