Erdogan expressa apoio à soberania do Líbano em conversa com Aoun

Beirute, 14 nov (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, telefonou nesta terça-feira para seu homólogo libanês, Michel Aoun, para expressar seu apoio à independência, soberania e estabilidade do Líbano, que atravessa uma crise após a renúncia do primeiro-ministro Saad Hariri, informou a presidência turca.

Durante a conversa, Erdogan reforçou que seu país apoia os esforços do presidente Aoun para tratar a atual crise e ambos líderes decidiram continuar suas consultas sobre a questão, segundo acrescentou a nota.

A repentina renúncia de Hariri, no último dia 4 de novembro em discurso televisionado em Riad, surpreendeu o Líbano e agravou as tensões entre Arábia Saudita e Irã, país que apoia o grupo xiita libanês Hezbollah.

Hariri permanece na Arábia Saudita desde sua renúncia, que ainda não foi aceita por Aoun, e há dois dias anunciou que regressará em breve a Beirute, sem detalhar a data.

O ministro de Relações Exteriores libanês, Yebran Basil, visitou Paris ontem e depois viajou para Bruxelas para tratar a crise com autoridades da União Europeia.

Nesse sentido, a alta representante da UE para a Política Externa, Federica Mogherini, pediu ontem que não haja ingerências externas na política libanesa.

O patriarca da Igreja cristã maronita libanesa, o cardeal Bechara Rai, se encontrou hoje em Riad separadamente com Hariri e com o rei Salman bin Abdulaziz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos