Maior diamante cor D sem fissuras é leiloado por 28,8 milhões de euros

Genebra, 14 nov (EFE).- Um diamante cor D (totalmente sem cor) de 163,41 quilates e sem nenhuma fissura tornou-se nesta terça-feira o maior deste tipo a ser arrematado em um leilão, ao ser vendido em Genebra, integrando um colar, por 33,5 milhões de francos suiços (28,8 milhões de euros), um recorde absoluto para esta pedra preciosa.

A peça, da joalheria suiça Grisogono, saiu a leilão em um hotel de Genebra a um preço inicial de 20 milhões de francos (17,2 milhões de euros).

O diamante - de tamanho esmeralda e cor D, o grau mais alto quanto à cor, muito pouco comum - é um dos mais excepcionais já exibidos pela Christie's, segundo o responsável de joias da casa de leilões, Rahul Kadakia. Além disso, ele é o maior diamante de cor D sem fissuras a ter sido leiloado.

A gema foi encontrada em uma mina em Angola, e a pedra original de onde foi extraída, de 404 quilates, foi enviada a Antuérpia, na Bélgica, para ser avaliada. Posteriormente, foi talhada em Nova York por dez especialistas que conseguiram cortá-la com laser e polir a gema.

Após 11 meses de trabalho, o diamante foi enviado ao Instituto Gemológico da América (GIA, na sigla em inglês), e sua certidão foi expedida no final de dezembro de 2016.

Em Genebra, o designer da Grisogno, Fawz Gruosi, presente hoje no leilão, junto com sua equipe, criou 50 modelos diferentes em torno do diamante.

No começo de fevereiro, coincidindo com o primeiro aniversário da descoberta da pedra, eles optaram pelo conjunto atual: um colar assimétrico que tem no lado esquerdo 18 diamantes e, no direito, duas fileiras de esmeraldas em formato de pera.

A joalheria suíça levou 1.700 horas para criar o colar, um trabalho que teve a participação de 14 especialistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos