Primeiro-ministro que renunciou anuncia que voltará ao Líbano em 2 dias

Beirute, 14 nov (EFE).- O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, anunciou nesta terça-feira que voltará ao país em dois dias e que está "muito bem" na Arábia Saudita, onde se encontra desde que renunciou ao cargo no último dia 4.

Em uma breve mensagem publicada em sua conta no Twitter, o político sunita - que também tem nacionalidade saudita - garantiu que voltará a Beirute em dois dias e que sua família está em "seu país, a Arábia Saudita, o reino do bem".

"Estou muito bem e, se Deus quiser, vou voltar em dois dias, vamos nos tranquilizar", tuítou o primeiro-ministro, que no fim de semana passado declarou à rede de televisão libanesa "Al Mustaqbal" que retornaria "muito em breve" para realizar os procedimentos constitucionais necessários para formalizar sua renúncia.

Por outro lado, a assessoria de imprensa de Hariri desmentiu que ele se ofereceu para fazer uma mediação entre Arábia Saudita e Irã, como indicou Ali Akbar Velayati, assessor do líder supremo iraniano, Ali Khamenei.

Velayati afirmou que "Hariri queria fazer uma mediação entre Arábia Saudita e Irã" e que não tinha problemas para "iniciar negociações", informou hoje a agência oficial iraniana "Irna".

Em uma nota, a assessoria de imprensa do primeiro-ministro assegurou que Hariri "não propôs qualquer mediação entre um país e outro, mas disse a Velayati que o Irã precisa acabar com suas ingerências no Iêmen e no reino da Arábia Saudita".

Segundo o comunicado, Velayati indicou durante uma visita recente a Beirute que o diálogo sobre a crise iemenita era um bom ponto para iniciar conversas entre Teerã e Riad, mas Hariri lhe disse que resolver o conflito no Iêmen está à frente "de qualquer diálogo".

Velayati e Hariri se reuniram na capital libanesa antes que este último viajasse para Riad, a capital saudita, onde anunciou sua renúncia de forma inesperada, gerando suspeitas de que teria sido forçado a fazê-lo pelas autoridades sauditas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos