Baleia morre após ficar 3 dias encalhada no litoral da China

Pequim, 15 nov (EFE).- Uma jovem baleia que ficou encalhada no litoral da China por três dias morreu nesta quarta-feira na província de Jiangsu, apesar dos esforços da polícia local e dos pescadores para que retornasse a alto-mar, informou a agência oficial "Xinhua".

O animal, de sete metros de comprimento, de entre três e cinco anos de idade e da espécie corcunda ou jubarte (megaptera novaeangliae), ficou encalhada pela primeira vez no litoral de Qidong na segunda-feira passada.

Embora tenha sida levada mar adentro com uma embarcação, voltou a aparecer na praia na terça-feira e mais uma vez hoje.

O animal, de 2,8 toneladas de peso, apresentava "muitas cicatrizes no seu corpo, algumas novas e outras mais antigas" e suas chances de sobrevivência após suas três chegadas a terra eram escassas, segundo afirmou Xi Xinrong, biólogo da Universidade Pedagógica de Nanquim.

O cadáver da baleia se encontra em um píer de águas profundas em Qidong e será usado para pesquisas científicas, disse à "Xinhua" Ding Hanming, do departamento local de pesca.

As baleias e outros animais marítimos costumam ficar encalhados devido a problemas de saúde que afetam seu sistema de orientação, embora também possam influir fatores externos como a poluição, anomalias nas marés ou mudanças nos campos magnéticos da região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos